terça-feira, 25 de novembro de 2014

As faces de Lobato

    Em sua entrevista para o blog Lobatize!,  a prof.ª Ângela Coutinho falou um pouco sobre o escritor Monteiro Lobato e seu envolvimento na educação e no desenvolvimento do Brasil, além de seu pioneirismo na área do petróleo no país e a conotação racista de um de seus textos. 

  Para começo de conversa, ela nos contou sobre a importância de estudar Monteiro Lobato na escola, ler seus livros, já que este foi claramente um idealizador que usou de todas as oportunidades para ajudar no crescimento do Brasil. Lobato foi criticado durante toda a sua carreira, e depois de sua morte continuou sendo causa de questionamentos e motivo para debates.

  De acordo com ela, Lobato tem uma grande lista de qualificações em seu currículo. Foi fazendeiro, advogado, fundador de uma editora, representante cultural do Brasil no exterior e, é claro, escritor. Ele se dedicou aos estudos sobre a história do país e optou por contá-la em seus livros, “mas não para os adultos, para as crianças.” 

  Foram todas essas qualificações que lhe deram base para pesquisar durante doze anos sobre o petróleo em solo brasileiro e escrever um livro intitulado “O Escândalo do Petróleo”, que expõe seus resultados e observações sobre a forma que o assunto era abordado no Brasil, mesmo não tendo qualificação na área química ou geologia. Por causa desse livro, ela nos conta que “Lobato teve todos seus livros queimados durante a Era Vargas, por causa do seu ímpeto de criticar o Ministro de Minas e Energia e as leis vigentes naquele período.” 

 Em uma das nossas perguntas, questionamos se Monteiro Lobato com toda sua atuação e influência recebeu o reconhecimento merecido. E sobre isso a nossa entrevistada ressalta: “O reconhecimento é algo muito complicado de se falar, principalmente em nosso país.” Ela comenta que apesar dos livros de Monteiro Lobato terem sido recuperados e readequados aos estudos e a história literária do país, o escritor ainda é muito criticado. “Então Lobato tem muitas maneiras de ser analisado”, diz ela, “mas ele não tem o reconhecimento do jeito que talvez merecesse. Porém eu penso que esse reconhecimento pode ser por nós que estudamos e podemos divulgar isso.” 

  “Monteiro Lobato é considerado por quem estuda literatura mundial e brasileira um escritor de excelência, criativo, que deixou um legado na cultural brasileira e mundial de uma forma tão simples, mas também tão bem sistematizada e bem humorada fazendo com que a criança e o jovem sempre leiam seus livros.”, diz prof.ª Ângela. 

  Sendo assim, podemos retirar dessa conversa o valor de Monteiro Lobato na ciência, na educação e na construção histórica do país. As palavras da prof.ª Ângela nos inspiraram a continuar nossos estudos sobre esse autor que nos instigou a questionar as coisas ao nosso redor e se necessário critica-las. 

   Agradecemos a prof.ª Ângela que se dispôs a conversar conosco e nos ajudar a enriquecer nosso conhecimento e a compor este blog. 
Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por visitar nosso blog! Ficaremos felizes se você deixar um comentário!