segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Falando Sobre Educação: A Visão de Ângela Coutinho.

Em uma entrevista feita com a professora Ângela Coutinho, integrante do corpo docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, nos campi de Nilópolis e São Gonçalo, a professora falou sua opinião e seus conhecimentos a respeito da educação brasileira e o aprendizado a respeito de Monteiro Lobato.
Ao ser questionada a respeito dos ensinamentos sobre Lobato nas escolas, ela diz que há uma disciplina ofertada no curso de pós-graduação em Produção Cultural com ênfase em literatura infanto-juvenil, em que trata-se apenas de Monteiro Lobato e  que o livro Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato ficou esquecido pelos pesquisadores, mas por ela não ficou esquecido, e quando lhe veio a ideia de trabalhar este livro em um curso decidiu logo trabalhar com esse livro.
Ela ainda disse que o projeto despertou o interesse de outros professores.  Uma professora com o interesse de participar do projeto Mitologias, Ciências e Tecnologias que permite compreender a realidade histórica e social de um país por meio da análise de produtos culturais. Este estudo ocorreria através do livro Ideias de Jeca Tatu para lidar com a questão social e a projeção do Brasil após a exploração do petróleo.  Contudo, devido a fatores externos ao projeto não foi possível a concretização das ideias que se possuía para um novo curso.
Acrescentou falando sobre a educação, dizendo que os governos vão distribuir os royalties do petróleo em 75% para a educação e 25% para a saúde, porém, essa distribuição está sofrendo alterações, como por exemplo, dividir 50% para a educação e 25% para a saúde e 25% para a segurança. Ela se mantém bastante informada porque faz pesquisa sobre Teoria de Comunicação, e completa dizendo que nós não podemos deixar que a distribuição seja desproporcional já que a educação é muito importante. Ângela disse também que se for dessa forma o investimento com os royalties do petróleo, todas as escolas públicas terão condições de poder criar grupos que possa tratar dos alunos de maneira a eles se responsabilizarem pela sua aprendizagem, como o grupo de pesquisa que fez a entrevista, participantes do projeto O petróleo na produção literária de Monteiro Lobato.
Ao final da entrevista, acrescentou ainda uma belíssima observação a respeito da busca do conhecimento: “Não é o professor o responsável pelo aluno aprender, é o próprio aluno. Professor é um auxiliar, ele só sopra a sua curiosidade em cada ramo do conhecimento, e você que é responsável. Então quando você faz um projeto, você é responsável por responder aquela pesquisa que você está fazendo, então se aprender, se tem vontade de aprender porque você é dono, é protagonista. É uma construção, não é alguém que vai começar a depositar alguma coisa na sua cabeça”. 

Por: Natalia Pereira e Raquel Chaves

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